quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Teoria dos Ciclos da Vida

 E mais uma vez aqui estou eu, depois de muito tempo, mas mas duas coisas de ontem para hoje me fizeram citar parte dessa Teoria, então resolvi apresentá-la aqui:

Aviso: Isto não é uma pesquisa cientifica, e muito menos uma analise comportamental, não possui bases de analise e comparação, apenas um conceito criado por mim sem muita pesquisa. Uma teoria que pode ser desenvolvida mais tarde. - Alexandre Diniz

=== // === // === // ===

   A Teoria dos Ciclos da Vida ou Teoria das Gerações tem o intuito de nomear as fases da vida em períodos cíclicos. Desta forma primeiro temos que definir o que seria uma geração, em um ciclo de quantos anos se constitui uma geração? em quantas partes se divide um geração, teria inicio, meio e fim? De quanto tempo é o ciclo interno das gerações?

   Primeiro vamos definir em quanto tempo os anos se repetem em uma sequencia exata do ciclo anterior. Cada ano começa por um dia da semana diferente, podemos dizer que um ano tem o calendário igual ao outro, quando começa no mesmo dia da semana, se o ano possuir a mesma quantidade de dias, porem em anos bissextos possui um dia adicional em fevereiro que altera o resto do calendário.

   Sabendo que um semana possui sete dias e a cada quatro anos  temos um ano bissexto, podemos então definir este ciclo que ocorre a cada 28 anos. Dessa maneira o calendário de 2012 equivale exatamente ao calendário de 1984, e se repetirá novamente em 2040 e assim por diante (de maneira que todos estes são anos bissextos começados em um domingo).

   Podemos então fazer a primeira divisão, a divisão em gerações: (parei na quarta idade, pois são raros os casos que ultrapassam os 112 anos, entrando assim na quinta idade)


   Pelo menos para mim, o numero 28 sempre foi visto como um marco para a juventude e se reflete no fim do Primeiro ciclo da vida, o Ciclo de Formação, ou o Ciclo da Primavera, onde a pessoa, se constrói como um ser, adquire o conhecimento e nascem as primeiras obras.

  O Segundo ciclo é o Ciclo da Produção, ou o Ciclo do Verão, é o ciclo onde se encontra o ponto mais alto, onde se gera e cria com aquilo que foi aprendido, a parte do ciclo com mais agitação e suor.

   O Terceiro ciclo é o Ciclo da Colheita, ou o Ciclo do Outono, onde os seus frutos (os filhos) amadurecem, onde se pode colher aquilo que produziu e cuidar para que a semente dos seus frutos(os netos), sejam plantadas para gerar frutos novos, embora a OMS(Organização Mundial da Saúde) considere que uma pessoa é considerada idosa a partir dos 60 anos, segundo os ciclos de anos começaria aos 57.

   O Quarto e ultimo ciclo é o Ciclo da Contemplação ou o Ciclo do Inverno, onde tudo que se produziu já criou suas raízes para se fixar sozinho ao solo e suportar o passar do tempo, após os 85 anos, superando as expectativas, o ciclo que resistiu a colheita que pode viver o tempo necessário para contemplar tudo que deixou, e ter a certeza de que completou sua missão.

=== // ===

   Dentro da cada ciclo encontramos alguma divisões, é notório que ao nascer aos 28 anos muita coisa muda, e também há um ciclo entre o ciclo global, desconsiderando os anos bissextos, cada sete anos começa em um dia diferente, dividindo o ciclo em quatro partes iguais.

   Pensando bem quais seriam as idades que marcam a vida, sair da pré escola e entrar no ensino fundamental é um marco, terminar o ensino fundamental é outro, atingira maioridade é mais um, todos pontos chaves para dividir o ciclo, que se divide exatamente de sete em sete anos.

0 - 7 anos - Especialistas dizem que os primeiros sete anos de vida é quando a criança mais aprende, são os anos primeiros anos de vida e da pré-escola, onde se aprende a andar, a falar, a brincar, a contar, a escrever letras, a pintar, desenvolve o raciocínio.

8 - 14 anos - A idade ideal para se cursar o ensino fundamental é exatamente dos 7 aos 14 anos,  são as idades conhecidas como pre-adolescência e inicio da adolescência, chegando ao meio ciclo, é o primeiro período de transição, entre o inicio e fim do ciclo, onde ocorrem as maiores mudanças no corpo e no pensamento, a pessoa desenvolve o conhecimento por si próprio e busca as respostas, para o que quer saber.

15 - 21 anos - A fase adolescente, atualmente a maioridade é de 18 anos, mas ainda sim considero a maioridade apenas após os 21 como era antes, completando o terceiro semi ciclo. Para Steinberg a adolescência se estende aproximadamente dos 11 aos 21 anos de vida, propondo uma divisão em três fases: (1) Adolescência inicial, dos 11 aos 14 anos;(que para mim ainda é parte do ciclo anterior) (2) adolescência média, dos 15 aos 17 anos ( Na fase escolar seria comparado ao ensino médio) e (3) adolescência final, dos 18 aos 21 (que corresponderia também aos anos de faculdade).

22 - 28 anos  - A fase jovem, dos jovens adultos, Oerter e Montada descrevem uma "idade adulta inicial" que vai dos 18 aos 29 anos (sendo dos 18-21, parte do ciclo anterior como a parte final da adolescência), para mim se encaixa neste período do ciclo, o final do ciclo de formação para o inicio do ciclo de produção, já pode apresentar indícios do ciclo seguinte, geralmente já definindo o plano de vida que deseja seguir no ciclo de produção.

=== // === // === // ===

  Por enquanto paro por aqui, em novas atualizações devo descrever as quatro fases do segundo ciclo da vida ( 29 - 35 ; 36 - 42 ; 43 - 49 ; 50 - 56) onde se notam características em comum entre elas. Se alguém tiver algum sugestão(dúvido que alguem leia, mas tudo bem) pode postar nos comentários.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

I could die for you

Estou a bastante tempo sem postar algo aqui, estava um pouco desanimado pra escrever, por que estava meio chateado, mas agora me voltou a vontade de escrever aqui algo que estava a um mês querendo escrever.

Voltando aqui as Reflexões, trago hoje uma musica sugerida por Carolina Perroni. "I could die for you" do Red Hot Chilli Peppers. Gostei muito da escolha e queria muito escrever sobre isso, foi perfeita, pois é algo que me identifiquei bastante, desta vez não vou falar só da musica em si, vou falar um pouco de mim.


Logo ao ver o nome da musica, "Eu morreria por você"- I could die for you, me fez lembrar de algo que pensava quando era pequeno, talvez por influencia de desenhos e seriados, pensava no valor do sacrifício, não que eu tenha pensado em morrer, mas sim em fazer qualquer coisa por quem realmente importa. Infelizmente isso parece não ser muito apreciado ou bem visto, alguns pensam que ajudar é querer algo em troca e se aproveitar da situação e não pedir nada em troca é ser otário, burro ou idiota, mas eu escolhi assim, tenho meus limites para certas coisas, mas fico feliz se puder ajudar. "Oh this life I choose"


"Quando uma pessoa tem algo importante para proteger... é aí que ela pode se tornar realmente forte." frase dita por Koori Haku no anime Naruto. É uma escolha difícil, mas uma forma de viver, quando se tem um objetivo, e este objetivo não envolve a si mesmo, mas sim uma outra pessoa, atingimos um limite muito acima do que temos para nós mesmos, mas o mais difícil é encontrar uma pessoa que aceite e mereça toda sua atenção.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Uma loucura qualquer

 Lembro bem de uma das frases que li em uma das cartas de Magic que jogava na época do colégio. O card Inspiração tinha como texto "Somente o grau de eficiência separa a loucura da genialidade", nesse caso deixe-me ser louco no momento, e dizer coisas sem sentido, quem sabe um dia os caminhos da loucura encontrem os caminhos da verdade e fazendo da loucura genial.

 O que eu quero dizer com isso? Nada, estou apenas com vontade de viajar um pouco. Resolvi brincar um pouco com os quatro grandes clubes cariocas e associá-los como por exemplo aos quatro elementos, aos naipes do baralho, a classes sociais, a personalidades. Não levem a serio nada que vou escrever agora, é apenas uma viagem da minha cabeça.


Na verdade a associação é muito simples, já que os próprios elementos já estão associados a naipes e classes sociais, logo antes de inserir os clubes, falarei um pouco de cada um, apenas para eleger uma ordem utilizarei a ordem dos Naipes, mas para falar de naipes temos que saber o que cada um significa.


Copa, nada mais é do que uma taça

Espadas são armas e é isto mesmo que ela representa

Ouro é riqueza, dinheiro, associado a moedas

Paus como o próprio nome diz, estão associados a varas, galhos

Onde eu encontro associação com classes sociais e com elementos? alguém já perguntou por que intuitivamente essa é a ordem usada no baralho? por que o naipe de Copas é o mais importante, e o menos importante é Paus?

As taças, representam cálices, simbolo do Clero e se associa ao elemento que carrega em seu interior, a Água, que esta ligada ao coração, as Emoções em geral


As espadas e armas representam, não só os militares como também a Nobreza, ligada ao cérebro, a mente, as idéias, logo ao elemento Ar.


As moedas representam o comércio e a Burguesia ao lado material, a sensação, ao que é palpável, o corpo, a Terra.


Finalmente os Paus, galhos, cajados, representam os Camponeses e a Plebe em geral, os paus também podem ser interpretados como tochas, as chamas que apenas queimam buscando seu espaço, a ação e intuição, a energia em movimento, ao elemento Fogo. 


Muito bem, agora que temos a associação dos elementos basta associá-los aos clubes cariocas então prosseguirei seguindo a mesma ordem.



Qual outro clube poderia representar o Clero, se não aquele que carrega outro simbolo da fé, a Cruz de Cristo? que clube poderia representar a Água senão aquele representado por um Almirante? O Clube de Regatas Vasco da Gama carrega em seu primeiro hino, o refrão, "Lutar, Lutar, oh vascaínos, de terra e mar, os Paladinos" e mais do que justa uma das musicas dos guerreiros do almirante dizer "A Cruz de malta, meu coração, Vasco da Gama minha paixão, Vasco da Gama, Religião".






Qual outro clube representaria a Nobreza se não a mais elitizada que leva como simbolo o Cartola, simbolo da aristocracia? qual representaria as Espadas, se não aqueles que se denominam Guerreiros? O Fluminense Football Club ergue orgulhoso seu pavilhão "das  três cores que traduzem tradição, a Paz, a Esperança e o Vigor" e com razão enchem o peito para poder cantar "Guerreiros, Guerreiros, Time de Guerreiros"








Chegamos então a Burguesia e quem podemos representar? e quanto aos Ouros as moedas? e a Terra? Apenas um clube restou para representar este materialismo, aquele com maior valor de mercado, que tem a maior quantidade de torcida, a maior quantidade de títulos, afinal qual outro clube levaria em seu hino um simbolo da burguesia "ele vibra, ele é fibra, muita Libra, já Pesou", só poderia ser o Clube de Regatas do Flamengo, e a quem diga que a burguesia é uma pseudo-nobreza.






Podem discordar comigo, mas não foi a toa que o Botafogo de Football e Regatas ficou com o ultimo dos elementos, o Fogo. O cajado representa os camponeses, sim, mas na fantasia ele representa o Mago ou o Louco, a proposito o simbolo arcano de proteção é exibido como simbolo máximo do clube, o pentagrama, ou se preferir a estrela de cinco pontas. Um mago é raro, mas tem um grande poder de fogo, e somente esta palavra é necessária para incendiar a torcida "Foooogo, foooogo, foooogo..."




Se não gostarem, desculpa a brincadeira, seria legal se comentassem com sugestões. Se alguem tiver mensagens melhores me avisem.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Homenagem as mulheres

Estou de volta depois de sumir um pouco no mês de fevereiro para o carnaval e hoje estou aqui para fazer mais uma postagem, como hoje é dia Internacional da Mulher, nada mais justo que fazer uma homenagem a elas. Gostaria de citar todas, as musicas e poesias sobre as mulheres, pois cada mulher carrega dentro de si um pouquinho de cada uma dessas musas que inspiraram tantos poetas e compositores, por isso escolhi apenas uma musica para todas essas mulheres, espero que sintam-se homenageadas na musica de Lenine - "Todas elas juntas num só ser"



sábado, 11 de fevereiro de 2012

Pessoas

Mais uma vez estou eu acho refletindo sobre frases e outras coisas, desta vez usarei uma de Charles Chaplin, que surgiu em uma conversa com uma amiga Tayná Fernanda do Tumblr Just Believe e sera a frase escolhida de hoje.



"Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha,
é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! 
Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só,
 porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós.
Essa é a mais bela responsabilidade da vida
e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso."

                                                            Charles Chaplin



De que as pessoas são feitas? é um boa pergunta e ao ler esta frase acho que tenho uma resposta:

 "Cada pessoa é única, 
pois é feita de um fragmento de cada outra pessoa que passa por sua vida
 e elas mudam aos poucos, com cada fragmento que é adicionado,
 mas os fragmentos que deixam também são alterados conforme a pessoa muda 
e mesmo que encontre a mesma pessoa varias vezes
 o fragmento trocado nunca será o mesmo"

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Amanhecer

A Reflexão dessa semana foi sugerida por Mariana Ribeiro do tumblr Neverland. Um trecho da musica Tudo Passa - Marjore Estiano.


 "mas hoje eu sei,
que volta sempre o sol
e o escuro da noite vai clarear
e anunciar um novo amor"
Marjore Estiano - Tudo Passa


Antes de citar sobre a frase  vou colocara aqui um 'poema' antigo que encontrei em dezembro na minha gaveta que faz sentido a reflexão:

NOITE

"Oh! Noite
como és bela
como és linda e singela
a inspiração do poeta

Oh! Noite
és como um belo poema
por ser tão calma e serena
por se gigante e pequena

Oh! Noite
que nos mostra a imensidão
fonte de renovação
que nos da inspiração

Oh! Noite querida
quem não te contemplaria
se és o sentido da vida
até o raiar de um novo dia"

Alexandre Diniz
12/12/2003




Tudo bem não tem nada haver, ou talvez tenha afinal, não haveria dia  se não houvesse a noite, e se o sol não se por, não haveria o amanhecer. 

Durante a noite muitas estrelas brilham, assim como cada pessoa em círculos de amigos formam suas constelações, é o tempo de admirar o todo e mesmo assim reparar que cada uma brilha diferente, em meio a tantas estrelas, sempre tem aquela que é sua favorita uma que te inspira e que significa muito. E quando uma estrela em particular surge  tudo muda de cor o céu se torna laranja com nuvens roxas e uma estrela maior brilha, nenhuma outra estrela deixa de brilhar nesse momento, mas seu brilho é tao intenso que todas as outras estrelas parecem que nem brilham mais. 

Talvez essa seja uma forma de descrever o nascimento de um amor, mas se for assim pode-se dizer que ele sempre termina, porem isso não é verdade o sol que brilha uma vez é sempre o mesmo, mas se o sol não der espaço para outras estrelas, não poderia encantar novamente o olhar a cada manha.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

"Amigos para sempre"

A reflexão dessa semana foi sugerida por Pâmela Brum do blog Palavras de amor a quem proponho que reflita sobre a mesma frase que me enviou.

'Pensei que nossa amizade fosse para sempre, mas me enganei ! ' 

A primeira coisa que me veio a cabeça ao ler esta frase foi a musica, 'Mudaram as Estações' da Cassia Eller  da qual destaco alguns trechos: 
" Se lembra quando a gente
chegou um dia a acreditar
que tudo era pra sempre
sem saber
que o 'pra sempre' 
sempre acaba ... "

E também gostaria de citar Vinicius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade:

"Mesmo que as pessoas mudem e suas vidas se reorganizem, os amigos devem ser amigos para sempre, mesmo que não tenham nada em comum, somente compartilhar as mesmas recordações." 
(Vinícius de Moraes) 

"Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir. Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer sempre a verdade quando for preciso. E com confiança no que diz." 
(Carlos Drummond de Andrade)  

Embora a frase que recebi seja sobre a amizade, a parte a qual pretendo dar destaque é ao "Para Sempre". Assim como o 'infinito', o 'para sempre' não pode ser medido em dimensões amplas de tempo, pois nele se reflete cada segundo. Afirmo então que toda amizade é para sempre poia aquelas pessoas que se tem o direito de serem chamadas de especiais, serão lembradas a cada segundo, não importa o tempo e a distancia ou mesmo que nunca mais cheguem a se falar, mas se um dia foi importante estará gravada na memoria tudo o que se tem a agradecer e como o para sempre tem suas dimensões irreconhecíveis o dia em que se reencontrarem perceberam que em suas mentes nunca se separaram e estes sim saberão quem é um verdadeiro amigo.


"O para sempre não se mede por tempo ou distancia,
pois supera todo o 'vacuo' infinito que existe entre eles"


Desculpem a confusão das palavras, mas publicarei o texto sem revisão. Sugiro a leitura da primeira reflexão sobre infinito para entender melhor.

Reflexões

Hoje estou começando aqui uma nova 'brincadeira' para postar no blog, baseando em minha ultima postagem surgiu a ideia de postar reflexões sobre frases, pensamentos, trechos de musicas e outras coisas em geral. Este tipo de texto receberá o marcador Reflexão para separa-lo dos outros marcadores e as frases e sugestões serão propostas por amigos uma vez por semana.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Infinito

Feliz ano novo! Esta bem, eu sei, to um pouco atrasado, já é dia 2, eu tinha dito que tentaria postar algo novo a cada semana, mas acabei não postando a ultima coisa que escrevi.
Então como eu não tenho nada para postar, vou começar 2012 colocando apenas uma frase que pensei ao ver uma imagem no facebook.






"Se um dia alguém disser que algo é infinito, lembre apenas de uma coisa, entre cada número inteiro existe uma quantidade infinita de números racionais e irracionais, logo o infinito pode estar simplesmente na distancia entre o 0 e o 1, sejam segundos, dias, anos, milênios..."