quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Teoria dos Ciclos da Vida

 E mais uma vez aqui estou eu, depois de muito tempo, mas mas duas coisas de ontem para hoje me fizeram citar parte dessa Teoria, então resolvi apresentá-la aqui:

Aviso: Isto não é uma pesquisa cientifica, e muito menos uma analise comportamental, não possui bases de analise e comparação, apenas um conceito criado por mim sem muita pesquisa. Uma teoria que pode ser desenvolvida mais tarde. - Alexandre Diniz

=== // === // === // ===

   A Teoria dos Ciclos da Vida ou Teoria das Gerações tem o intuito de nomear as fases da vida em períodos cíclicos. Desta forma primeiro temos que definir o que seria uma geração, em um ciclo de quantos anos se constitui uma geração? em quantas partes se divide um geração, teria inicio, meio e fim? De quanto tempo é o ciclo interno das gerações?

   Primeiro vamos definir em quanto tempo os anos se repetem em uma sequencia exata do ciclo anterior. Cada ano começa por um dia da semana diferente, podemos dizer que um ano tem o calendário igual ao outro, quando começa no mesmo dia da semana, se o ano possuir a mesma quantidade de dias, porem em anos bissextos possui um dia adicional em fevereiro que altera o resto do calendário.

   Sabendo que um semana possui sete dias e a cada quatro anos  temos um ano bissexto, podemos então definir este ciclo que ocorre a cada 28 anos. Dessa maneira o calendário de 2012 equivale exatamente ao calendário de 1984, e se repetirá novamente em 2040 e assim por diante (de maneira que todos estes são anos bissextos começados em um domingo).

   Podemos então fazer a primeira divisão, a divisão em gerações: (parei na quarta idade, pois são raros os casos que ultrapassam os 112 anos, entrando assim na quinta idade)


   Pelo menos para mim, o numero 28 sempre foi visto como um marco para a juventude e se reflete no fim do Primeiro ciclo da vida, o Ciclo de Formação, ou o Ciclo da Primavera, onde a pessoa, se constrói como um ser, adquire o conhecimento e nascem as primeiras obras.

  O Segundo ciclo é o Ciclo da Produção, ou o Ciclo do Verão, é o ciclo onde se encontra o ponto mais alto, onde se gera e cria com aquilo que foi aprendido, a parte do ciclo com mais agitação e suor.

   O Terceiro ciclo é o Ciclo da Colheita, ou o Ciclo do Outono, onde os seus frutos (os filhos) amadurecem, onde se pode colher aquilo que produziu e cuidar para que a semente dos seus frutos(os netos), sejam plantadas para gerar frutos novos, embora a OMS(Organização Mundial da Saúde) considere que uma pessoa é considerada idosa a partir dos 60 anos, segundo os ciclos de anos começaria aos 57.

   O Quarto e ultimo ciclo é o Ciclo da Contemplação ou o Ciclo do Inverno, onde tudo que se produziu já criou suas raízes para se fixar sozinho ao solo e suportar o passar do tempo, após os 85 anos, superando as expectativas, o ciclo que resistiu a colheita que pode viver o tempo necessário para contemplar tudo que deixou, e ter a certeza de que completou sua missão.

=== // ===

   Dentro da cada ciclo encontramos alguma divisões, é notório que ao nascer aos 28 anos muita coisa muda, e também há um ciclo entre o ciclo global, desconsiderando os anos bissextos, cada sete anos começa em um dia diferente, dividindo o ciclo em quatro partes iguais.

   Pensando bem quais seriam as idades que marcam a vida, sair da pré escola e entrar no ensino fundamental é um marco, terminar o ensino fundamental é outro, atingira maioridade é mais um, todos pontos chaves para dividir o ciclo, que se divide exatamente de sete em sete anos.

0 - 7 anos - Especialistas dizem que os primeiros sete anos de vida é quando a criança mais aprende, são os anos primeiros anos de vida e da pré-escola, onde se aprende a andar, a falar, a brincar, a contar, a escrever letras, a pintar, desenvolve o raciocínio.

8 - 14 anos - A idade ideal para se cursar o ensino fundamental é exatamente dos 7 aos 14 anos,  são as idades conhecidas como pre-adolescência e inicio da adolescência, chegando ao meio ciclo, é o primeiro período de transição, entre o inicio e fim do ciclo, onde ocorrem as maiores mudanças no corpo e no pensamento, a pessoa desenvolve o conhecimento por si próprio e busca as respostas, para o que quer saber.

15 - 21 anos - A fase adolescente, atualmente a maioridade é de 18 anos, mas ainda sim considero a maioridade apenas após os 21 como era antes, completando o terceiro semi ciclo. Para Steinberg a adolescência se estende aproximadamente dos 11 aos 21 anos de vida, propondo uma divisão em três fases: (1) Adolescência inicial, dos 11 aos 14 anos;(que para mim ainda é parte do ciclo anterior) (2) adolescência média, dos 15 aos 17 anos ( Na fase escolar seria comparado ao ensino médio) e (3) adolescência final, dos 18 aos 21 (que corresponderia também aos anos de faculdade).

22 - 28 anos  - A fase jovem, dos jovens adultos, Oerter e Montada descrevem uma "idade adulta inicial" que vai dos 18 aos 29 anos (sendo dos 18-21, parte do ciclo anterior como a parte final da adolescência), para mim se encaixa neste período do ciclo, o final do ciclo de formação para o inicio do ciclo de produção, já pode apresentar indícios do ciclo seguinte, geralmente já definindo o plano de vida que deseja seguir no ciclo de produção.

=== // === // === // ===

  Por enquanto paro por aqui, em novas atualizações devo descrever as quatro fases do segundo ciclo da vida ( 29 - 35 ; 36 - 42 ; 43 - 49 ; 50 - 56) onde se notam características em comum entre elas. Se alguém tiver algum sugestão(dúvido que alguem leia, mas tudo bem) pode postar nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário