quarta-feira, 21 de março de 2012

Uma loucura qualquer

 Lembro bem de uma das frases que li em uma das cartas de Magic que jogava na época do colégio. O card Inspiração tinha como texto "Somente o grau de eficiência separa a loucura da genialidade", nesse caso deixe-me ser louco no momento, e dizer coisas sem sentido, quem sabe um dia os caminhos da loucura encontrem os caminhos da verdade e fazendo da loucura genial.

 O que eu quero dizer com isso? Nada, estou apenas com vontade de viajar um pouco. Resolvi brincar um pouco com os quatro grandes clubes cariocas e associá-los como por exemplo aos quatro elementos, aos naipes do baralho, a classes sociais, a personalidades. Não levem a serio nada que vou escrever agora, é apenas uma viagem da minha cabeça.


Na verdade a associação é muito simples, já que os próprios elementos já estão associados a naipes e classes sociais, logo antes de inserir os clubes, falarei um pouco de cada um, apenas para eleger uma ordem utilizarei a ordem dos Naipes, mas para falar de naipes temos que saber o que cada um significa.


Copa, nada mais é do que uma taça

Espadas são armas e é isto mesmo que ela representa

Ouro é riqueza, dinheiro, associado a moedas

Paus como o próprio nome diz, estão associados a varas, galhos

Onde eu encontro associação com classes sociais e com elementos? alguém já perguntou por que intuitivamente essa é a ordem usada no baralho? por que o naipe de Copas é o mais importante, e o menos importante é Paus?

As taças, representam cálices, simbolo do Clero e se associa ao elemento que carrega em seu interior, a Água, que esta ligada ao coração, as Emoções em geral


As espadas e armas representam, não só os militares como também a Nobreza, ligada ao cérebro, a mente, as idéias, logo ao elemento Ar.


As moedas representam o comércio e a Burguesia ao lado material, a sensação, ao que é palpável, o corpo, a Terra.


Finalmente os Paus, galhos, cajados, representam os Camponeses e a Plebe em geral, os paus também podem ser interpretados como tochas, as chamas que apenas queimam buscando seu espaço, a ação e intuição, a energia em movimento, ao elemento Fogo. 


Muito bem, agora que temos a associação dos elementos basta associá-los aos clubes cariocas então prosseguirei seguindo a mesma ordem.



Qual outro clube poderia representar o Clero, se não aquele que carrega outro simbolo da fé, a Cruz de Cristo? que clube poderia representar a Água senão aquele representado por um Almirante? O Clube de Regatas Vasco da Gama carrega em seu primeiro hino, o refrão, "Lutar, Lutar, oh vascaínos, de terra e mar, os Paladinos" e mais do que justa uma das musicas dos guerreiros do almirante dizer "A Cruz de malta, meu coração, Vasco da Gama minha paixão, Vasco da Gama, Religião".






Qual outro clube representaria a Nobreza se não a mais elitizada que leva como simbolo o Cartola, simbolo da aristocracia? qual representaria as Espadas, se não aqueles que se denominam Guerreiros? O Fluminense Football Club ergue orgulhoso seu pavilhão "das  três cores que traduzem tradição, a Paz, a Esperança e o Vigor" e com razão enchem o peito para poder cantar "Guerreiros, Guerreiros, Time de Guerreiros"








Chegamos então a Burguesia e quem podemos representar? e quanto aos Ouros as moedas? e a Terra? Apenas um clube restou para representar este materialismo, aquele com maior valor de mercado, que tem a maior quantidade de torcida, a maior quantidade de títulos, afinal qual outro clube levaria em seu hino um simbolo da burguesia "ele vibra, ele é fibra, muita Libra, já Pesou", só poderia ser o Clube de Regatas do Flamengo, e a quem diga que a burguesia é uma pseudo-nobreza.






Podem discordar comigo, mas não foi a toa que o Botafogo de Football e Regatas ficou com o ultimo dos elementos, o Fogo. O cajado representa os camponeses, sim, mas na fantasia ele representa o Mago ou o Louco, a proposito o simbolo arcano de proteção é exibido como simbolo máximo do clube, o pentagrama, ou se preferir a estrela de cinco pontas. Um mago é raro, mas tem um grande poder de fogo, e somente esta palavra é necessária para incendiar a torcida "Foooogo, foooogo, foooogo..."




Se não gostarem, desculpa a brincadeira, seria legal se comentassem com sugestões. Se alguem tiver mensagens melhores me avisem.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Homenagem as mulheres

Estou de volta depois de sumir um pouco no mês de fevereiro para o carnaval e hoje estou aqui para fazer mais uma postagem, como hoje é dia Internacional da Mulher, nada mais justo que fazer uma homenagem a elas. Gostaria de citar todas, as musicas e poesias sobre as mulheres, pois cada mulher carrega dentro de si um pouquinho de cada uma dessas musas que inspiraram tantos poetas e compositores, por isso escolhi apenas uma musica para todas essas mulheres, espero que sintam-se homenageadas na musica de Lenine - "Todas elas juntas num só ser"