O que eu quero dizer com isso? Nada, estou apenas com vontade de viajar um pouco. Resolvi brincar um pouco com os quatro grandes clubes cariocas e associá-los como por exemplo aos quatro elementos, aos naipes do baralho, a classes sociais, a personalidades. Não levem a serio nada que vou escrever agora, é apenas uma viagem da minha cabeça.
Na verdade a associação é muito simples, já que os próprios elementos já estão associados a naipes e classes sociais, logo antes de inserir os clubes, falarei um pouco de cada um, apenas para eleger uma ordem utilizarei a ordem dos Naipes, mas para falar de naipes temos que saber o que cada um significa.
Copa, nada mais é do que uma taça
Espadas são armas e é isto mesmo que ela representa
Ouro é riqueza, dinheiro, associado a moedas
Paus como o próprio nome diz, estão associados a varas, galhos
Onde eu encontro associação com classes sociais e com elementos? alguém já perguntou por que intuitivamente essa é a ordem usada no baralho? por que o naipe de Copas é o mais importante, e o menos importante é Paus?
As taças, representam cálices, simbolo do Clero e se associa ao elemento que carrega em seu interior, a Água, que esta ligada ao coração, as Emoções em geral
As espadas e armas representam, não só os militares como também a Nobreza, ligada ao cérebro, a mente, as idéias, logo ao elemento Ar.
As moedas representam o comércio e a Burguesia ao lado material, a sensação, ao que é palpável, o corpo, a Terra.
Finalmente os Paus, galhos, cajados, representam os Camponeses e a Plebe em geral, os paus também podem ser interpretados como tochas, as chamas que apenas queimam buscando seu espaço, a ação e intuição, a energia em movimento, ao elemento Fogo.
Muito bem, agora que temos a associação dos elementos basta associá-los aos clubes cariocas então prosseguirei seguindo a mesma ordem.

Qual outro clube representaria a Nobreza se não a mais elitizada que leva como simbolo o Cartola, simbolo da aristocracia? qual representaria as Espadas, se não aqueles que se denominam Guerreiros? O Fluminense Football Club ergue orgulhoso seu pavilhão "das três cores que traduzem tradição, a Paz, a Esperança e o Vigor" e com razão enchem o peito para poder cantar "Guerreiros, Guerreiros, Time de Guerreiros"
Chegamos então a Burguesia e quem podemos representar? e quanto aos Ouros as moedas? e a Terra? Apenas um clube restou para representar este materialismo, aquele com maior valor de mercado, que tem a maior quantidade de torcida, a maior quantidade de títulos, afinal qual outro clube levaria em seu hino um simbolo da burguesia "ele vibra, ele é fibra, muita Libra, já Pesou", só poderia ser o Clube de Regatas do Flamengo, e a quem diga que a burguesia é uma pseudo-nobreza.
Podem discordar comigo, mas não foi a toa que o Botafogo de Football e Regatas ficou com o ultimo dos elementos, o Fogo. O cajado representa os camponeses, sim, mas na fantasia ele representa o Mago ou o Louco, a proposito o simbolo arcano de proteção é exibido como simbolo máximo do clube, o pentagrama, ou se preferir a estrela de cinco pontas. Um mago é raro, mas tem um grande poder de fogo, e somente esta palavra é necessária para incendiar a torcida "Foooogo, foooogo, foooogo..."
Se não gostarem, desculpa a brincadeira, seria legal se comentassem com sugestões. Se alguem tiver mensagens melhores me avisem.